Funarte lança dia 2 livro de memórias do ator Sergio Britto

Por

Livro é uma espécie de diálogo entre o ator e seu sobrinho, Paulo Brito

Foto: Divulgação

Com o lançamento marcado para o dia 2 de março, quarta-feira, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) presta homenagem a um dos grandes nomes do teatro brasileiro, o ator e diretor Sergio Britto. Escrito entre abril e maio de 2011, meses antes da morte do artista, o livro é uma espécie de diálogo entre ele e o sobrinho, Paulo Brito. As lembranças, muitas vezes, se confundem com a luta de Sergio Britto pela vida e sua busca intensa para manter a lucidez e a esperança. A publicação de 184 páginas traz também fotos, a maioria do acervo da família do ator. 

Ator, diretor e produtor, Sergio Britto fez parte de importantes companhias do teatro brasileiro. Foi também um dos fundadores do Teatro dos Sete, nos anos 1950, e um dos sócios do Teatro dos Quatro, na década de 80. Durante sua carreira, recebeu os mais importantes prêmios de atuação e direção teatra, como diretor, por Os Veranistas, de Gorki; Prêmio Molière Especial por Rei Lear, de Shakespeare; e Prêmio Mambembe por A cerimônia do Adeus, de Mauro Rasi. Dirigiu algumas óperas, como La Traviata e O Guarani. Na televisão, foi pioneiro do teleteatro como criador, diretor e ator do Grande Teatro Tupi, e na TV Brasil, escreveu, dirigiu e apresentou o programa Arte com Sergio Britto, dedicado ao teatro e à arte de interpretar. 

Em Memória a dois, Sergio Britto exercita sua memória, relembra momentos de sua vida como a adolescência, os estudos de medicina, parte de sua trajetória profissional, além de movimentos importantes do teatro brasileiro e artistas com quem compartilhou experiências marcantes, como Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Nathalia Timberg, entre outros. Quem assina o prefácio do livro é o médico e analista junguiano Walter Boechat, a quem o ator recorreu em 2005 para ajudá-lo com os conceitos da psicologia de Carl Gustav Jung para a peça Jung e eu, que rendeu a Sergio uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator. 

Carioca de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, Sergio Pedro Corrêa de Britto nasceu no dia 29 de junho de 1923 e morreu em dezembro de 2011, aos 88 anos. Formado em medicina, ele trocou a carreira pelos palcos e dedicou sua vida ao teatro e à arte brasileira. Sua estreia foi em 1945, interpretando Benvoglio na montagem de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, no Teatro Universitário. 

Lançamento: 2 de março, quarta-feira, às 19h30 , Livraria da Travessa – Shopping Leblon, Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon – Rio de Janeiro (RJ). Preço do livro: R$ 30.
Festa Literária da Serra Imperial 
Petrópolis será palco da 1ª Edição da Festa Literária da Serra Imperial - evento idealizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com o Museu Imperial - que inaugura nova etapa no calendário literário nacional.  

O Museu Imperial, unidade do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, vai receber a primeira  Flisi com a presença de autores reconhecidos nacionalmente, entre os dias 15 e 17 de abril. Com o tema “A Memória”, a festa vai reunir a imortal Nélida Piñon e os escritores e pesquisadores Nei Lopes, Mary Del Priore, Isabel Lustosa, entre outros.

Prêmio Off Flip   
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Off Flip | Bibliomundi de Literatura. O prêmio é uma realização do Selo Off Flip e contempla os gêneros conto, poesia e literatura infantojuvenil. Nesta edição de 2016, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, a partir da plataforma de autopublicação Bibliomundi (www.bibliomundi.com.br/premiooffflip). Os vencedores ganharão R$ 30 mil, além de estadia em Paraty durante a FLIP, passeio de escuna e cota de livros. As inscrições serão feitas até 28 de março. Os autores interessados poderão se inscrever em cada um dos três gêneros.


  • Tags: